




Gerações de um mar...

Agradecimentos
"Lembre-se de que ninguém vence sozinho. Tenha gratidão no coração e reconheça prontamente aqueles que o ajudaram” (De' Carli, s.d.).
Para que tudo isto fosse possível, tivemos o contributo de várias pessoas que sempre predispuseram-se ajudar, quer a nível técnico e intelectual, quer a nível afetivo, demonstrando sempre muito apoio e disponibilidade para atender às nossas questões. Assim sendo, queremos deixar aqui uma palavra de agradecimento a todas as pessoas e entidades envolvidas.
Primeiramente, queremos agradecer à nossa professora orientadora da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional VI (IPPVI), Professora Doutora Guida Mendes, por todos os conhecimentos transmitidos sobre a educação não- formal e informal, mostrando realmente a importância desta disciplina para quem termina a licenciatura em Educação Básica. No momento da ação da prática profissional, sentimos o seu constante acompanhamento, passo a passo, via zoom e email, bem como toda a paciência e sugestões na supervisão dos documento e do próprio projeto ao longo destas semanas.
Um agradecimento particular à professora Doutora Lucinda Sousa (Diretora dos Serviços Educativos do Museu), bem como à Doutora Ana Nóbrega (Diretora do Museu da Baleia da Madeira), pois sem o acolhimento destas não seria possível realizar esta prática a distância na instituição. A motivação inerente à equipa multidisciplinar de trabalho foi deveras cativante e serviu de alavanca, dando-nos “asas” para que uma parte da planificação fosse concretizada, trabalhada e realizada a distância (devido ao estado pandémico que a sociedade enfrenta). Agradecemos também toda a informação facultada e a disponibilidade para nos receber presencialmente, quer no primeiro dia em que fomos conhecer o museu e apresentar a nossa proposta de trabalho, quer no dia da visita de estudo, na qual foi possível acompanhar de perto, uma das formas de trabalho apresentadas no Museu.
Um obrigado especial à nossa colega Sónia Fernandes, responsável por compor a letra da canção “Gerações de Sal”, tendo um carisma muito sentimental e nos faz realmente comover e refletir sobre a importância do tema.
À equipa da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, mais concretamente à Diretora Gilberta Camacho, à Interprete Joana Vieira e à Professora de Língua Gestual Fátima Correia, que abraçaram este nosso projeto, integrando os seus alunos, a turma do 8.ºA com a gravação do vídeo e interpretação da canção em Língua Gestual. Agradecemos todo o apoio em conversas informais e o tempo despendido com os alunos para aprenderem toda a envolvência e visão musical da canção proposta.
Também à equipa do CREE (Centro de Recursos Educativos Especializados), especialmente à Diretora Graça Faria, que com a sua simpatia esteve sempre disponível para nos tirar dúvidas e ajudar na transcrição da letra da canção para Braille.
A todos os amigos que nos ajudaram, Alcides Ramos (Grupo DA CAPO), por ter gravado o acompanhamento musical de piano, à Liliana Jorge pela ajuda que deu nas técnicas de comunicação e documentos logísticos necessários para publicar o site, envolvendo um leque diversificado de pessoas e entidades, à Fátima Horta e ao Igor Fernandes que em momentos de dúvida na concretização de pormenores para a projeto, estenderam-nos a mão e ensinaram-nos a trabalhar com tecnologias e ferramentas essenciais para a concretização final deste trabalho.
Por fim, resta-nos agradecer a nós mesmas, Anna-Maria Aveiro, Tatiana Castro, Sónia Fernandes, colegas de trabalho pela nossa amizade e apoio incondicional. Caminhamos neste projeto sempre juntas, em cada passo de vitória e conquista, mas também durante os erros e fracassos, que enfrentamos com foco na solução e na paixão que ganhamos na realização deste projeto.
A todos, estamos gratas, por fazerem parte deste grão de sal, que não só nos fez ir mais além do proposto, como também fez-nos acreditar que apesar de tantas limitações, somos capazes de alcançar grandes feitos.
Obrigada de coração.
